Blog de Valor

06/04/2022 às 10:51:53

Você sabia que os ambientes afetam o nosso cérebro?

Isso mesmo, ambientes bem projetados influenciam positivamente nosso comportamento, assim como impactam diretamente nossa rotina. É na diferença de configurações de espaços e composições, que os ambientes nos transmitem ideia de aconchego, ou até mesmo despertam emoções não tão interessantes ou saudáveis.

E a razão disso é que o nosso cérebro tem relação direta com os estímulos do ambiente, principalmente nos diversos aspectos sensoriais. Vamos a alguns exemplos e dicas que podem fazer toda diferença nos locais do nosso dia-a-dia.  

A presença de elementos naturais no ambiente (vegetação, iluminação, ventilação, elementos naturais e que remetam à natureza) e a sensação de estar na natureza são essenciais para estimular o relaxamento.  

Outro ponto é a iluminação artificial. Há diversas pesquisas que comprovam que a luz natural é capaz de melhorar o humor, o que torna o ambiente mais leve e produtivo. E dessa forma, hoje no mercado existem cada vez mais produtos para a iluminação artificial, que procuram se aproximar ao máximo da luz natural, para possibilitar melhores condicionantes para o organismo humano.  

Não menos importante, as cores são outro fator essencial. Determinadas tonalidades podem ser usadas para favorecer a concentração, ou para estimularem a criatividade, e até mesmo para emitir seriedade.  

Portanto, a arquitetura mais uma vez possibilitando bem-estar e conforto, quando o projeto é desenvolvido de forma correta e pensado nos mínimos detalhes.

Por: Larissa Bispo Rodrigues  (Arquiteta e Urbanista)

E ai? Gostou das dicas? Fiquem ligados para mais dicas aqui no Blog de Valor. 

Siga no IG: @larissabispoarquitetura e @valorimobiliaria

Fale via WhatsApp