Blog de Valor

23/07/2022 às 10:14:38

Sustentabilidade: Um novo conceito de habitação e construção.

Um novo conceito de habitação e construção, baseado na sustentabilidade oferece mais qualidade de vida aos habitantes das grandes cidades com menor impacto ao meio ambiente.

Hoje, a arquiteta Larissa Bispo trouxe algumas dicas para tornarmos nosso dia a dia mais sustentável, com mais qualidade de vida, pensando no meio ambiente e nas futuras gerações.

Dica 1: Valorize os elementos naturais no tratamento paisagístico e o uso de espécies nativas. Essa preservação garantirá um eficiente conforto térmico, com ambientes mais frescos e sombreados, além de proporcionar a permeabilidade e estabilidade do solo;

Dica 2:  Prefira iluminação natural. Além de proporcionar economia de energia, é muito mais agradável do que a iluminação artificial;

Dica 3: Pintura que garante proteção ambiental. Hoje o mercado oferece tintas a base de água para aplicações em interiores e exteriores. Além de sua função decorativa, essas tintas podem proporcionar isolamento, proteção contra corrosão e intempéries, resistência a ação de maresia e evitar bactérias e fungos em regiões úmidas, além de ter também como vantagem, em alguns produtos, a diminuição da incidência de alergias, irritação nos olhos e complicações respiratórias;

Dica 4: Torneiras e descargas ecológicas. É possível economizar muito na conta de água utilizando torneiras e misturadores com fechamento automático. Outro recurso é a caixa de descarga com fluxo duplo (3 e 6 litros).

Dica 5: Água aquecida pelo sol. O aquecimento solar de água, especialmente para banho, consiste na instalação de placas sensíveis à luz do sol nos telhados. O investimento pode ser recuperado com a economia na conta de luz.

Dica 6: Iluminação de longa vida e baixo custo. Atualmente, as lâmpadas de LED (diodo emissor de luz) é o produto mais econômico e ecológico disponível no mercado. Essas lâmpadas consomem menos energia e duram mais tempo, sendo uma ótima opção quando se trata de eficiência energética;

Dica 7: Ao comprar eletrodomésticos, verifique a etiqueta PROCEL, que indica o consumo de energético dos aparelhos, e prefira aqueles mais eficientes.

Gostou das dicas? São 07 mudanças simples que podem gerar um grande impacto positivo no bem-estar do nosso dia a dia, diminuindo também o impacto no meio ambiente.

Por: Larissa Bispo (Arquiteta e Urbanista)

Fale via WhatsApp